A realeza britânica sempre foi um assunto que preencheu o espaço mediático e a curiosidade do comum dos mortais. Assim, a criação cultural à volta da mesma seria, mais ou menos, uma consequência natural.

De facto, poucos dias após o falecimento da Rainha Isabel II, é normal que estes produtos culturais sejam mais procurados e é por isso que te trazemos uma lista com 4 filmes sobre a realiza britânica.

 

 

The Queen, a realeza britânica representada por Isabel II

Um dos filmes incontornáveis nesta lista é The Queen. Afinal, Isabel II é a personagem principal nesta história que acompanha os eventos após a morte trágica da princesa Diana num acidente de carro. Com efeito, o filme acompanha o esforço entre a rainha de Inglaterra e o primeiro-ministro da altura para chegar a um acordo sobre a forma como a família real deverá responder publicamente à tragédia.

 

Spencer FIlmes
Fonte: Shoebox

Spencer

Por falar em princesa Diana, eis um filme que retrata, de forma mais evidente, a sua vida. Mais particularmente, o seu casamento com o príncipe Carlos, que se parece ir arrastando para o divórcio. Ainda assim, as festividades de Natal da realeza britânica na propriedade de Sandringham parecem imunes a essa cisão iminente… até certo ponto.

Estreado em 2021, teve uma nomeação para os Óscares por via da interpretação de Kristen Stewart.

 

The King’s Speech

Outro filme que mereceu nomeações para os Óscares foi The King’s Speech. Aliás, este filme foi mesmo o que mereceu mais indicações (12) naquele ano. Todavia, venceu apenas 4 – melhor filme, melhor realizador, melhor ator e melhor guião original.

Neste filme, o duque de Iorque e futuro rei, George, debate-se com problemas relacionados com a sua gaguez e a história gira à volta do discurso que fará quando subir ao mais alto grau da corte.

Fonte: Film4

The Favourite, uma comédia negra sobre a realeza britânica

É sabido que os trâmites da vida da realeza britânica façam com que tenha, por vezes, de se levar demasiado a sério. Contudo, é bom sentir uma lufada de ar fresco nesse sentido… e por isso há-que agradecer a Yorgos Lanthimos, realizador de uma comédia negra onde é examinada a relação entre as primas Sarah Churchill e Abigail Masham numa luta titânica para se tornar a favorita da Rainha Anne.

Este filme esteve nomeado para 9 óscares e venceu um, com Olivia Colman (a rainha) a levar a estatueta para casa como melhor atriz.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.